domingo, 30 de dezembro de 2012

São Silvestre de Lisboa "El Corte Inglés" 2012

Pela primeira vez participei numa São Silvestre, essa prova mítica que conjuga a corrida noturna e o espírito natalício e de reveillon. Foi isso que eu senti nesta prova, pelas sensações absorvidas no meio daquele imenso pelotão e pelas luzes de Natal nas avenidas lisboetas que transformaram esta prova num momento mágico!
Após um encontro com outros colegas que iriam participar na prova efectuei um pequeno aquecimento e integrei a partida! Os animadores de serviço iam cativando o pessoal, com algumas homenagens aos melhores atletas presentes e ouviam-se palmas!
PARTIDA! Demorei algum tempo até começar a correr, mas é sempre assim, com tanta gente!
A prova corria-me bem, e se no início foi difícil abrir caminho pelo meio de cerca de 4500 pessoas que terminaram a prova, que se afunilaram na Rua do Ouro, onde até assisti a quedas, depois naturalmente começou a existir mais espaço e a gincana foi desaparecendo,  permitindo-me rolar melhor e desenvolver uma passada mais consistente. Os primeiros 5 kms eram praticamente planos mas depois disso vinha a temida subida desde o Rossio até ao Saldanha. A presença do público foi uma grande ajuda nesta fase... no Rossio e restauradores estava muita gente a incentivar os atletas! Admito que esta prova custou um bocado, mas se não custasse.. era treino! Mais ou menos a meio da subida da Avenida da Liberdade, vejo em sentido contrário o Rui Silva e o Feiteira a descer em direção à meta. Xiça... que passada que levavam aqueles dois! Depois outros atletas foram aparecendo e iam dando alento para que continuasse a pensar na conclusão da subida. Chegado ao Saldanha, volta para trás (não gosto muito deste formato, mas enfim...) passo a ser um dos que já passava pelos outros a subir e isso deu uma motivação extra ao facto de estar a descer. Pensava eu que na descida ia passar alguns concorrentes, mas naquela zona do pelotão ia tudo lançado por aí abaixo até aos Restauradores! Para não variar... não iniciei o cronómetro e ia "à toa" em relação ao tempo que estava a fazer, mas sentia que ia dentro do meu melhor...
Cheguei à meta a marcar 45:07 minutos, o que já melhorava o meu record pessoal desde a corrida do Destak, mas o chip, sempre atento,  descontou o tempo gasto na gincana que fiz através daqueles que inadvertidamene integraram o pelotão dos Sub-50 e  presenteou-me com 44 minutos certinhos, que passa a ser o meu melhor tempo oficial nos 10 kms. Um minuto a menos, fixe!
Parabéns à organização que se excedeu em tudo, proporcionando um bom momento desportivo e de convívio a todos os participantes! Até as maçãs que ofereceram no final da prova eram boas!

Para a história fica o registo:
744º Dorsal nº994 Luis Estêvão 00:45:07 128º Veterano 2 M Tempo Chip 00:44:00
                                  

domingo, 9 de dezembro de 2012

Estafeta da Maratona de Lisboa 2012

Hoje o dia começou cedo!

Às 06h15 toca o despertador e tentando fazer as coisas sem acordar o pessoal, equipo-me, tomo o pequeno almoço, passeio o cão e saio em direção a Lisboa!
Estava fresquinho de manhã, cerca de 5 graus na minha zona, mas sem vento e sem nuvens! Boa! Vai estar um belo dia para correr, pensei eu!
Segui em direção ao Estádio da Luz, onde estacionei o carro, para o ter "à mão" assim que acabasse o meu percurso ali para os lados do colégio militar. Dali segui de metro, com 3 transbordos, sem que antes não tivesse um pequeno percalço que me atrasou no percurso... a passagem pedonal do estádio para o CC Colombo estava fechada, o que me obrigou a uma corrida de aquecimento antes do tempo. Enfim... lá cheguei à estação e apanhei o metro. Muitos atletas seguiam na carruagem em direção à prova.
Chegado ao local da prova encontro alguns membros da equipa da estafeta, que me deram o apoio logístico de ficar com as minhas coisas e apronto-me para a partida.
Encontro um amigo de infância que também costuma andar nestas andanças e ainda partimos juntos. O ambiente era "festivaleiro"! Máscaras, chapéus, inscrições nas camisolas, muita animação e um bom ambiente!
Partida!
Quase 2 minutos para chegar à meta... e aí está ele a trotar! Desta vez esqueci-me de fazer o start no cronómetro e só me lembrei cerca de 1 minuto despois da partida...
Os primeiros kms correram-se bem e mesmo com algumas leves subidas ia seguindo a um bom ritmo. Tentei não me entusiasmar muito com o andamento, pois a maioria participava na Maratona e era normal que eu fosse mais rápido que a maioria pois eu só correria 10 kms...
Após 5 kms, já depois do abastecimento, mantive o ritmo e ouvi alguém no pelotão a dizer que ia a 4:34/km e pensei... "deixa-te ir assim" que vais bem!
Passadas as traseiras do Estádio de Alvalade, já só faltavam cerca de 2 kms e apertei ligeiramente o ritmo, e pensei, os treinos de séries servem para isto, para aguentar a passada! Últimos 300 metros e ia bem lançado, vejo a bomba BP ao virar da esquina! Wooohooo, fixe! A chegar à meta dos 10 kms avisto o 2º elemento da equipa e ele avista-me! Passo-lhe o testemunho, e ainda estou para saber se foi regulamentar... pois foi mais de 1 metro depois da zona!
GO GO GO Nuno!!!!
Já está... missão cumprida! Espero que tenha corrido bem para os outros, pois ainda não sei como correu o resto da prova. Com certeza que correu...
No final, e descontando o minuto que não contei com o cronómetro, devo ter feito os 10 kms em cerca de 44 minutos, o que será um novo recorde pessoal. A confirmar!

Setúbal Open Water 2023

A Nadar Novamente! Após uma primeira experiência em 2022, repetimos a participação na prova de natação em águas livres do Setúbal Open Water...