sábado, 31 de maio de 2014

Meia Maratona da Areia - prova dos 10 kms

Mini-rescaldo da prova:

Prova dura... a areia na maré vazia não é tão dura como parece... e haviam umas poças!
5 km para lá a favor do vento e 5 km para cá contra o vento e com a areia já mais pisada criaram algumas dificuldades... pois a malta escolhia toda o mesmo percurso!

  • Consegui ficar em 7 º lugar, entre 89 participantes
  • O Ricardo subiu ao pódio conseguindo o 3ª lugar! Boa Ricardo!
  • Ganhei o escalão M45 :)
  • 10 km percorridos em cerca de 47:28 minutos
Classificações
Hasta

sexta-feira, 16 de maio de 2014

Ementa para hoje... séries à Lasse Viren!

Depois da semana atribulada com a velha amiga rinite, em que me fartei de treinar o "estilo népia", lá recomecei os treinos esta semana.
Corridinha aqui e ali, intervalada com treino de fortalecimento muscular e a coisa vai indo e vai ganhando novo ânimo.
Ainda assim necessitava de algum estímulo e de um bom treino de recomeço! Daqueles de puxar o cabedal!
Lembrei-me de um treino que vi há dias num site estrangeiro, do campeão Lasse Viren. Sim, esse mesmo, o que ganhou em sprint ao Lopes numa final dos 10000 metros em 1976.

E então... um dos treinos que o homem preferia e que me deixou de pulga atrás da orelha, era o seguinte:

3 km jogging
+
3 km em intervalado - 15 x 100 metros a ritmo de prova de 5 kms, descansa 100 metros a trote
+
3 km jogging

Tem um aspecto apetitoso não é? :)
Mais informações sobre as caraterísticas deste tipo de treino: Run Competitor
Eu adaptei-o, reduzindo um pouco as distâncias;)

Hasta



 

terça-feira, 6 de maio de 2014

Percurso da Corrida VW 2014

Boas,

Apesar de faltar algum tempo para esta prova, cerca de um mês e meio, fica aqui este apontamento sobre o percurso da Corrida VW deste ano, que se realiza a 22 de Junho de 2014. É uma das corridas que gosto mais de participar, talvez porque foi a primeira em que participei após este recomeço nas corridas!

O percurso deste ano é maior e tem 12,5 km, mas talvez para compensar esse factor e o calor dessa altura do ano, a organização marcou a prova para as 09h30, e com partida no Castelo de Palmela, pelo que se vai descer na maior parte do percurso! Adivinha-se uma prova rápida!

As inscrições esgotam rápido! ;)






Hasta

 

sexta-feira, 2 de maio de 2014

10ª Milha Urbana de Fernão Ferro - 1 de Maio de 2014

Boas!

Já tinha esta prova debaixo de olho há algum tempo, mas estive sempre com dúvidas sobre a minha participação, principalmente porque seria apenas quatro dias depois de correr uma Meia Maratona.
Aliado a esse aspecto,  correr a milha poderia ser prejudicial por ser uma prova de meio-fundo (1609 metros) e a preparação para o objectivo anterior não ter nada a ver, correndo o risco de lesões musculares... eh pá... mas acabei por ir e também porque no ano passado também me baldei... tinha de ser, era à porta de casa!

Estas provas populares e com espírito associativista e clubista têm outro encanto. O facto de contar para o TAS - Troféu de Atletismo do Seixal, incute um espírito competitivo nos participantes de todos os escalões, que querem pontuar para o clube e dão o máximo pela camisola, porque no final, para o troféu, isso é que conta!
Por essa razão fui cedo e estive por ali deliciado a ver a competição desde os Benjamins aos Veteranos.

Aproximava-se a prova dos Veteranos 1 e 2 e iniciei um aquecimento de 15/20 minutos! Estiquei o esqueleto, fiz três sprints, e apresentei-me na meta! As pernas não estavam grande coisa, sentia-me preso! Não há-de ser nada!

Partida!
O pessoal que quer os pontos lança-se para a dianteira e parecem uns cavalos!
Calma Luis, que isto é só para brincar e participar... olha as lesões!
Mantive-me ali uns metros atrás do primeiro pelotão e por ali fiquei até ao final da prova, embora o pelotão fosse fugindo gradualmente.
O percurso da prova é composto por duas voltas a um quarteirão de ca. 800 metros, perfazendo a milha.
Na última volta já tinha os pulmões a arder, pois esta é uma prova rápida e trabalha o anaeróbio, mas lá me aguentei e passei na meta com 5:43 minutos, sacando 4 segundos à minha anterior marca!

No próximo domingo é a XXII Milha do Seixal e se eu quiser voltar a sentir os pulmões a arder, lá terei que ir, logo se vê como está o trem de rodagem!

Hasta








 

Setúbal Open Water 2023

A Nadar Novamente! Após uma primeira experiência em 2022, repetimos a participação na prova de natação em águas livres do Setúbal Open Water...