As provas bonitas!


Boas!

Desta vez venho partilhar um sentimento que me acompanha já há alguns anos e que finalmente me faz "filosofar" um bocadinho J

Por vezes sou deparado nas provas, nos treinos, na blogosfera e em sites de corrida, com a seguinte expressão: “É uma prova bonita!”.

“Uma prova bonita”… e pronto, lá fica esta expressão a matutar na cabeça e a fazer-me refletir sobre algo que os outros expressam, mas eu não consigo sentir. Ainda não atingi esse Nirvana!

Devido a esses comentários, por curiosidade inscrevo-me em algumas dessas “Provas Bonitas” para tentar encontrar essa beleza… mas, em vão! Posso vir satisfeito com a minha prestação, com a organização, com o percurso, o desafio, etc.,.. mas a beleza, não a encontrei! Há provas com locais bonitos, mas isso não me faz dizer: " Foi uma prova bonita!"

Quais serão os critérios para que uma prova entre na categoria de “Bonita”?
Será o ambiente criado? A boa organização? É porque tem muitas bandeiras na chegada e tem um pórtico à maneira? Serão as paisagens? A cor da camisola técnica, os brindes e a medalha?... isso não, por favor! Será o percurso? A moldura humana? O apoio do público? A luzes de Natal da São Silvestre?  A causa solidária? A competitividade?  Dá para tirar umas fotos giras? … Será isto tudo junto? Será que essa beleza parte de dentro de nós, porque nos sentimos bem? Hum...

Do ponto de vista do espetador ou do apoiante da prova, será que é pelo que observam e gostam do que veem?

Será que a malta que diz isso, consegue ir a correr e ao mesmo tempo a disfrutar da paisagem e do ambiente e a comentar “ Eh pá que bonito que isto é! Olha a cascata! Olha aquele castelo do tempo do Afonso Henriques!  Mas que ruas tão limpinhas! Olha as flores amarelas tão giras! Viste o javali?  J

Será que terei de começar a olhar mais para a paisagem ou algo do género? Ou terei que beber um Moscatel inspirador antes prova para me abrir os horizontes… eh eh eh

Eu inscrevo-me em poucas provas e normalmente fujo das provas com mais participantes, as tais  provas da “Moda Running” e as minhas espectativas são: uma boa organização, um bom percurso, uma medição oficial assertiva e que não seja necessária uma grande logística para ir à dita prova!      Já a participar,  concentro-me na passada, na distância, nos obstáculos do percurso e se possível ultrapassar alguns participantes para uma boa classificação e um bom tempo realizado. Quero chegar à meta o mais rápido possível! O esforço, o desafio e o cansaço não deixam espaço para mais! Ficarei satisfeito ou não… logo se vê! Para mim não é uma questão de beleza, mas sim de satisfação pessoal, não fosse isto um desporto individual!

E poderão dizer-me:  “Ah tal ó Luis, mas se calhar escolhes mal as provas?!”

Acho que não é por aí… pois já participei em diversos tipos de provas, seja elas na pista, no corta-mato, em estafeta, na estrada, no monte, no chamado trail, de dia, de noite… ou em provas com 12 pessoas na partida, e noutras com 7000,…  assim como em várias distâncias, desde os 800 aos 21,097 metros e nunca cheguei a esse clímax, esse êxtase, da “Prova bonita”. Sim, também já participei em eventos perto de casa e outros em locais mais distantes, que me poderiam despertar a atenção para aquela novidade na paisagem ou um local espetacular!
Todavia, não  pensem que fico indiferente aos locais mais belos, e é claro que aprecio as paisagens, principalmente as que incluem o mar, ou a arquitetura das cidades e tudo o resto, mas isso apenas  acontece nos treinos ou passeios, sejam eles de corrida ou de BTT, onde consigo parar, relaxar e não ter o compromisso de cumprir um objetivo! Aí sim, dá para conversar ou apreciar a paisagem espetacular… tirar uma foto, olhar para a fauna e flora. Turismo…

Se me pedissem um conselho para uma prova bonita, eu diria: “ qualquer uma…  mas vai a pé ou de bicicleta, senão não vês nada!” J

Quando penso numa prova bonita, lembro-me do recorde do mundo do Fernando Mamede nos 10000 metros de Estocolmo, com o Carlos Lopes atrás dele! Isso sim, foi uma prova bonita, mas desconfio que não seja disto a que o pessoal se refere! J

Serei um Nerd da corrida? Isso também existe? J

Hasta!

8 comentários:

  1. Bem sinceramente tens toda a razão. Por vezes, acredito que diga essa expressão sobre algumas provas mas pensando no assunto, será que vi alguma coisa realmente do percurso para dizer tal coisa? Posso ter a sensação que estou a correr com uma paisagem espetacular ou realmente num sitio único, mas estar com atenção ao que me rodeia não consigo.

    Acho que uma prova que me lembro de ter conseguido olhar para a paisagem enquanto estava a correr foi a Fim da Europa, já nos últimos quilómetros depois da Azóia a caminho do Cabo da Roca, pois ia completamente isolado e como ia a descer o esforço não estava a ser descomunal e consegui realmente apreciar um pouco daquela vista espetacular.

    Se existir a "nerdisse" na corrida, eu sem dúvida que estou nessa categoria :) por outro lado já sou quase um nerd da informática por isso tenho de pensar em tratar-me eheheh

    Abraço!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Parece que teremos de estar mais atentos às coisas belas... diga-se paisagens! :)
      Tu, com a velocidade a que vais deve ser ainda mais difícil!

      E vivam os Nerds da corrida e de outras áreas! ;)

      Abraço

      Eliminar
  2. Compreendo perfeitamente, até nos treinos às vezes me acontece isso. Vou-te dar um exemplo, muitas vezes (hoje por exemplo) vou correr para o passeio marítimo de Oeiras, e dou sempre por mim a pensar, é bom correr ao pé do mar, é giro, etc.

    Mas depois no final fico "algo desiludido" com esse aspecto lúdico da corrida, pois com a velocidade (hoje foi treino de séries) só tenho tempo de olhar para a frente e para o relógio, e acabo por não prestar atenção a nada que está à volta. E no período de recuperação estou demasiado cansado para ver seja o que for.

    Nas provas, acontece o mesmo!

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sérgio, nem mais! Até digo mais qualquer coisa... às vezes, já vou tão cansado nas provas que nem vejo nada à frente LOL

      Abraço

      Eliminar
  3. Não te sei explicar como nem sei se será das endorfinas, mas há alturas que acho que estou a correr num sítio bonito para correr.É uma sensação que não se explica :)

    Um abraço e boas e bonitas provas!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Daí as minhas dúvidas... arranjar a explicação! Se calhar acho todas bonitas e não sei... eheheh

      Abraço!

      Eliminar
  4. Estou com o João ... ainda antes de ler o comentário dele estava a pensar no assunto e não consigo arranjar explicação ... sente-se pura e simplesmente e eu felizmente sinto-o muitas vezes ... ainda hoje foi o caso .... em vez do Moscatel experimenta algo mais forte ... algo "ilegal" ... pode ser que funcione :):):)
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. eheeheh "para ilegais já bastamos nós" ( da Conversa da Treta)
      Depois era apanhado... e aí é que era bonito! Era era... :)

      Isto não tem nada a ver com o prazer de correr! Isso está sempre presente!
      Tem a ver com a prova ser ou não bonita!

      Abraço

      Eliminar

Passeio noturno Papatrilhos By Night 2017 - video

Boas, Mais um ano e mais uma participação no Papatrilhos By Night. É um passeio fixe e tal, que passa pela Serra da Arrábida, mas...