domingo, 1 de novembro de 2015

Treino Gold no Monsanto!

Boas!

Durante a semana anterior a ansiedade da malta crescia dia após dia, para que chegasse o fim de semana e irmos treinar no Monsanto, com o Campeão Nacional de Ultra Trail - Hélder Ferreira!
Pronto... se calhar estou a exagerar na questão da ansiedade... mas só um bocadinho! :)
Mas quem não ficaria entusiasmado com esta oportunidade? Eu fiquei, claro! Foi um privilégio!

Os corajosos que enfrentaram o alerta laranja!

Simpatiquíssimo, o Hélder acedeu em ir treinar com estes "côxos" e  partilhar algumas experiências, dicas e histórias sobre a modalidade, que foram disfrutadas até ao tutano! :)
É muito diferente absorver a informação de quem tem a experiência de correr na elite, da de ler sobre esses temas na internet ou em manuais e revistas! Foi um workshop de luxo!
Tivemos azar com o estado do tempo, que não estava para meninos,  com avisos e alertas laranjas e vermelhos em algumas zonas do país. Na noite anterior ainda questionei se iríamos para a frente com esta empreitada, ao que me foi respondido que sim, que ninguém iria vacilar perante umas gotas de chuva e que o Hélder também não! Também não seria por minha causa, pois adoro correr à chuva!  Todavia, o Monsanto com muita chuva... tem muito que se lhe diga, pois fica escorregadio e algumas zonas são barrentas e têm muitas poças e raízes, dificultando as subidas e descidas mais técnicas.
Mas fez-me bem e quando cheguei a casa  fui verificar...  tenho mais três cabelos no peito! :)

Durante o percurso o Hélder apresentou-nos algumas "subiditas", explicando algumas técnicas de subida e também algumas "desciditas" mostrando como se faz! A malta ia atrás como podia e conseguia, mas o ritmo imposto foi sempre acessível tendo em conta o nosso nível. - "Até a andar podemos ir" dizia o Hélder, o que interessa é manter o grupo! O Moreira brincava e dizia que o Hélder estava a fazer o arrefecimento pós-treino ou cool-down connosco, o que era literalmente verdade, pois ele já tinha feito o seu treino antes de nós chegarmos, bastante cedo! Bai lá Bai! :)

 Quando a malta se reúne... dá nisto! Enfim, patetices... :)
 
Já conhecia o Monsanto devido ao BTT, mas há sempre algo novo e perspectivas diferentes de abordar a mata. O Hélder mostrou-nos o seu percurso e por exemplo, nas Pedreiras, onde a malta desce aquela rampa enorme com as BTT...  nós hoje subimo-la, a correr! Nunca pensei fazê-lo! Cedo nos apercebemos que para chegar ao topo competitivo na modalidade de Trail, tem que se treinar bastante e ter uma grande entrega ao sofrimento. Apesar disso, o fator diversão está sempre presente. De outra forma não poderia dar certo!
Aliás, durante todo o treino, notou-se bem a paixão com que ele corre e vive para o Trail. Ouvi-lo falar foi sempre cativante e a facilidade com que fala enquanto corre é impressionante e é um sinal de excelente forma!
Depois das Pedreiras, dirigimo-nos para a aquela subida paralela à autoestrada que eu simplesmente  apelidava de "comprida", mas que o Hélder e a malta do Trail, lhe chama a "Cabra"! Já conhecia a "Cobra" em Palmela e agora fiquei a conhecer a "Cabra". A Cabra é dura e eu batizei-a com outros nomes no final! :)
 
 
Na parte final do percurso, passámos por outros singletracks muito engraçados entre a vegetação, que a descer eram feitos mais rapidamente, apesar do rêgo de água no meio e poças de água do Planeta Marte... com água laranja, entenda-se! Se no início ainda me desviava de algumas poças, no final já nem ligava a isso. É sempre assim, quando já estamos de cabeça perdida :)
Foi um splash splash spalsh até ao final, no Calhariz!
Terminado o treino, o Hélder, generosamente, ainda nos deu a provar uns produtos da Gold Nutrition, e fiquei fã da marca! Gostei dos sabores!
Foi um treino inesquecível, sem dúvida! Adorei!
 
Obrigado Hélder Ferreira, por tudo!
 
Falta aqui referir um pormenor: choveu desde que saí de casa, até chegar a casa!

Hasta
 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Setúbal Open Water 2023

A Nadar Novamente! Após uma primeira experiência em 2022, repetimos a participação na prova de natação em águas livres do Setúbal Open Water...