quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

Arruma-te bem na linha de partida, SFF!

Boas,


Ontem li o artigo do João Lima "A problemática da partida e a minimização de riscos" e estou com ele na causa e na criação de uma campanha de sensibilização.


Por isso... voltando ao tema...
Com o crescimento do "Running", as provas populares têm aumentado o seu número de participantes e inclusive batido recordes de participação. Um bem haja nesse aspeto! Toda a gente é benvinda à atividade da corrida!
No entanto esse fator traz alguns problemas na questão das partidas, onde atletas mais lentos se colocam o mais para a frente possível, e depois,  por irem mais devagar, ou a caminhar (!) acabam por atrapalhar outros atletas que têm objetivos pessoais ou de equipa, tendo de os contornar no primeiro quilómetro, prejudicando a sua prestação, perdendo tempo e desgastando-se nos "esses".
Como o João refere, há ainda as questões de segurança, com o risco de quedas.
É este o cerne da questão!


Mesmo que a organização de uma corrida providencie caixas de tempo na partida, estas são muitas vezes  adulteradas, sendo frequente a presença de atletas que sabemos ou desconfiamos que não irão cumprir o tempo proposto, o que é mais surpreendente. Enfim, as motivações de cada um são o que são, assim como a educação e o respeito pelo próximo! Isso poderia melhorar!
Há quem corra por diversão, por objetivos, por competição e até para treinar e testar a "máquina"!
Mas uma corrida será sempre uma corrida e uma prova ou teste para a maioria dos atletas, que querem fazer o seu brilharete, por mais secreto que este seja!


A blogosfera tem muita informação sobre provas populares e é procurada por pessoas que querem saber informações sobre determinada prova ou sobre a atividade da corrida e por essa razão vale a pena passar esta mensagem, mesmo que esta chegue apenas a meia-dúzia de pessoas. Todavia, mesmo que sejam poucos, estes podem ser transmitir a outros que se sensibilizem e evitem esse comportamento. Não é um esforço inútil.


Posicionarmo-nos todos na linha de partida, de acordo com  nosso valor atlético e expectativa é fundamental para que as provas ganhem qualidade e a participação de todos seja respeitada!


Fica o apelo!


Hasta





Novamente a Treinar, por Lisboa!

Boas! Se há coisa que eu gosto é mesmo do nome deste blogue! Mais adequado não há! Cada treino, prova ou atividade é sempre um retorno,...