Corrida VW 2015

Boas!

Objetivo cumprido!
Como ansiava, fiz a prova abaixo do planeado ritmo de 4:50 min/km, correndo com média de 4:41... e cumprindo os 12.5km em 58:37 minutos!
Não é nada de especial no que respeita a performances, pois até numa meia-maratona já andei mais rápido... mas, puxando a brasa à minha sardinha, estava mesmo uma brasa durante a prova e eu parecia uma sardinha :) 
Durante a corrida, era vê-los a encostar à berma para aproveitar uma sombra de uma árvore ou de uma casa e até os participantes mais baixos andavam ao lado dos mais altos. OK, este último exemplo foi um exagero! :)
Mas estava quente, muito quente, a rondar os 30º, e sem vento, o que tornou esta prova mais difícil e  isso só reforça a satisfação de a ter cumprido em razoável prestação!

Desta vez deixei o carro na Autoeuropa e fui no autocarro de "excursão ao presunto" a Palmela. As excursões da VW são muito bem organizadas! Mas que bela viagem a ouvir histórias de corrida. A malta quer é conversa, não haja dúvida... isto da corrida é só um meio para atingir um fim! Alguns até chegam a casa a cheirar a cerveja, o que poderá ser estranho... mas adiante!

Antes da partida, junto ao Castelo, por ser alto, havia uma brisa e até se estava bem, o que contrastava com o que iríamos sentir a seguir, ao descer a encosta do Castelo.

Parti com os colegas de equipa dos Corre @ Correr , o Carlos e a Catarina, que iriam fazer a prova juntos, com o Carlos a ajudar a Catarina, mais rookie nestas andanças. Controlei a descida a um ritmo seguro e passei a placa do 1 km com 5:11 minutos.  A partir daí aumentei progressivamente o ritmo de km em km até um ritmo que me permitisse cumprir a prova sem problemas, tendo em atenção o calor que se sentia. Na zona da Quinta do Anjo começou a sentir-se um calor enorme e o pelotão já nem falava... e se alguém dizia alguma coisa, era para se queixar do calor!
O percurso teve uma alteração em relação ao ano passado, que nos livrou de uma subida tramada, substituindo-a por outra mais acessível e gostei mais desta edição, com melhores pisos e paisagens.
Levei dois géis do tipo Power/Hiper/Mega /Boost Energy, da Isostar, pois já imaginava que iria necessitar de um empurrão, dadas as minhas habituais dificuldades com o calor e a atual forma. Seria um para o abastecimento dos 4km e o outro para os 8km. Senti que estes funcionaram e que foram uma ajuda preciosa, não deixando a máquina ir abaixo.
Na parte final da prova o calor estava insuportável. Alguma malta que ia ultrapassando estava de rastos... notava-se bem a forma arqueada do corpo e a respiração não enganava!
A zona mais quente por onde passámos foi num dos estacionamentos ao ar livre onde a VW armazena os carros recém-produzidos. Aí o sol batia de chapa, sem vento, e acredito que nesse local a temperatura rondasse os 40º. Até se viam ondulações de calor junto ao chão, no horizonte... e uns lagos... e um rio...  ou não, talvez fossem miragens...
Foi a fase que me custou mais até entrar na fábrica propriamente dita, onde a sombra atenuou um pouco os últimos metros da corrida.
Terminada a prova, estava muito estafado, mas já me senti com mais dificuldades noutras provas.
No final ainda vi alguns alguns casos de desmaios e vómitos, com malta a ser assistida pelas equipas de emergência.

Quanto aos meus colegas de equipa, chegaram de mão dada, felizes pelo facto de a Catarina ter cumprido a sua 2ª prova desde que anda nestas lides, com o tempo de 1:12:50 horas. Nada mau para a nossa rookie! Mas com uma ajuda como a do Carlos, torna-se mais fácil! Parabéns aos dois!

Um episódio curioso no final da prova... quando saí da zona da meta, cruzei-me com o vencedor da prova, o Nelson Cruz, que só conheço de vista e perguntei:
- "E então, uma vitória?"
- "Sim, ganhei" respondeu ele com um sorriso!
- "Boa, Parabéns!"
- "Obrigado! A tua, correu bem?"
- "Sim, estou cansado, mas correu bem! Força!
- "Força"
Foi um breve momento, mas deu para confirmar o que já tinha ouvido deste campeão, de quem o conhece. É humilde e afável! E ganhou a prova com 38:00 minutos com um avanço de quase 3 minutos para o 2º!
3:02 min/km! Xiça!

Terminaram cerca de 1830 atletas e eu fiquei em 363º.
Como parti no último terço do pelotão, fiz uma prova de trás para a frente! Gostei!

Em relação à organização, na minha opinião esteve bem, desde as inscrições até ao final. A única situação digna de registo e que a organização teve de contornar foi o atraso de 10 minutos na partida, para esperar pelos últimos autocarros de atletas, mas informou os participantes na partida e lamentou o sucedido. Estão desculpados!

Para o ano há mais VW e agora... agora estou de férias da corrida no que respeita a provas, até Setembro/Outubro.

Hasta











 

15 comentários:

  1. Eu nem faço ideia do calor que se fazia sentir nessa zona!!!!
    Não deve ter sido nada fácil realmente!!!
    Mas foi uma bela prova para terminar a época :)

    Até Setembro!!! :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não foi nada fácil, mas apesar disso, foi bom! :)

      Até Setembro no que respeita a provas, pois vou andando por aqui a mandar uns bitaties!

      Bjs!

      Eliminar
  2. Grande prova Luís! Parabéns!!!

    Acredito que o rio fosse mesmo miragem, eh eh

    E confirmo, o Nelson Cruz, atleta olímpico, é um campeão em velocidade e em simpatia e humildade

    Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado João!
      Ainda bem que me apercebi da miragem, não fosse eu dar um mergulho no alcatrão! eheheh

      Abraço!

      Eliminar
  3. Gostei dessa de ir para uma corrida e chegar a casa a cheirar a cereja Ehehe

    Parabéns pela prova! Eu sei bem que estava um calor insuportável. Imagino o que terá sido o que descreves no tal estacionamento!

    Boa recuperação, um abraço!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vitor, eu não estou a denunciar nada nem ninguém, esse cheiro a cerveja até pode ser de algum gel energético mais moderno... modernices! LOL

      Obrigado e um abraço!

      Eliminar
  4. Parabéns... com esse calor todo não é bom, é muito bom.
    Aquele abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Carlos! Já mo disseram tantas vezes... que começo a acreditar que sim :)

      Abraço

      Eliminar
  5. Olá Luis, também lá estive e sei bem como foi: uma estafa! ;)
    Parabéns pelo resultado!
    No geral, eu também gostei, saímos de lá vivos e satisfeitos!
    Boas férias da corrida! Às vezes também são precisas...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Sofia.
      Realmente foi estafante, mas saimos de lá contentes, que é o mais importante!

      Boas corridas!

      Eliminar
  6. Muito bem !Estava a ler o resumo desta corrida e a rever-me em muitas situações , como a questão do calor , do convívio e até do ritmo que é próximo do meu.Continuação de boas corridas.Abraço

    ResponderEliminar
  7. Aqui está um prova que nunca fiz, mas que qualquer dia não me escapa!

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Com o teu andamento, tenho quase a certeza que te iria correr bem.
      Em 2016 ;)

      Abraço

      Eliminar
    2. Tenho de ver se em 2016 a faço! Abraço

      Eliminar

Passeio noturno Papatrilhos By Night 2017 - video

Boas, Mais um ano e mais uma participação no Papatrilhos By Night. É um passeio fixe e tal, que passa pela Serra da Arrábida, mas...