segunda-feira, 3 de junho de 2019

Trail de Sesimbra 2019 - 15k

Boas!

"Este Trail de Sesimbra parece uma prova interessante para a malta se inscrever... é perto de Lisboa e o camandro!" 
E foi com esta proposta irrecusável e tentadora, que o "Professor" convenceu a malta e reuniu um gang!
Eu admito, quando me descrevem um acontecimento como sendo do "camandro" começo logo a bater palminhas entusiasmado! Tou nessa! I'm IN!

E porquê chamá-lo de Professor? Porque tal como na série Casa de Papel, o Professor é o cabecilha do gang, o pensador que prepara tudo ao pormenor, para que nada falhe na missão! É sucesso garantido e toda a gente quer fazer parte!

E o Professor foi ao Trail? Não, claro que não, ele é o Professor pá! Ele fica na retranca a controlar, a dar umas cambalhotas com a inspectora!
Mas damos valor ao seu trabalho! Preparou tudo muito bem e até deu a entender que ia correr connosco,  mas isso já era pedir demasiado e ficou a controlar as operações pelo computador!

Preparados como nunca pelo Professor, a equipa de assaltantes apresentou-se no passado Domingo para assaltar as colinas de Sesimbra, na distância de 15 km.

Os treinos no Monsanto, os ritmos exigentes, os percursos com mais desníveis, as subidas de escadas no final do treino, que nos passados dois meses foram o pão nosso de cada dia, iam ser finalmente  postos à prova! 
O Professor pensou em tudo e no dia anterior à prova até disse para comermos mais sal e hidratar até mais não, pois adivinhava-se muito calor! Fiz tanto xixi graças ao Professor! Obrigado!

No dia da prova estava mesmo quente! O gang apresentou-se na partida bem disposto, equipado com todo o tipo de artefactos para combater o calor! Água com fartura, dividida em cantis, reservatórios com tubos à volta do pescoço, chapéus, protetor solar... não faltava nada!

Na partida, o speaker avisava em alto e bom som: "Ninguém passa o jipe verde até ao Porto de Sesimbra!". 
Estes gajos de Sesimbra não conhecem o Professor! Ao fim de 100 metros já o jipe estava barrado por um veículo e toda a gente passou o jipe! Não era um jipezito que iria estragar a nossa missão! Obrigado Professor! Sempre atento!

Até ao Porto de Sesimbra a malta tentava ganhar algumas posições, para não se atrasar em afunilamentos nos singletrack's mais lá para a frente! 

Cumprindo à risca os ensinamentos do Professor, na subida íngreme a seguir à Praia do Ribeiro do Cavalo tentei não abusar muito do esforço, pois não são nas subidas que se ganham as provas! 
Naqueles 800 metros a subir, deu para sentir que a missão iria ser muito difícil!


Chegados lá acima, nas Pedreiras estava um primeiro posto de abastecimento e nessa altura, devido ao calor, já tinha mandado abaixo um bidão de água, o primeiro! O Professor tinha dito: "Nos abastecimentos comam frutos secos, banana e abasteçam sempre de água!" Missão cumprida!

A Pedreira, esse belo local inóspito que mais faz lembrar Marte ou a Lua, fica virada para Nascente e de manhã o Sol fez-se sentir e bem, pois a velocidade do vento era zero! Porra, isto mais parece um micro-ondas!!! Que local é este??? Que calor!!!  Durante cerca de 1,5 km de Pedreira, que acabava numa subida, pus em causa o plano do Professor! Isto não era uma missão para mim, mas há-que confiar em quem acredita em nós! 
Em tantos anos de corrida nunca tinha bebido um bidão de água nos primeiros 5km, o que me levou a pensar que dali para a frente teria que racionar bem a ingestão de água e o próximo abastecimento apenas seria no Castelo, a 5 km dali!

E onde se constroem castelos? Lá no alto claro! Após a descida da Pedreira, apareceria a subida ao Castelo! Cerca de 1400 metros de percurso aos ziguezagues com inclinação de mais de 45% em alguns locais! 
O que vale é que na subida e com a devida antecedência, o Professor plantou arbustos, alisou uns troncos, sacou umas raízes e tudo servia para agarrar e ajudar a subir! Ainda assim, era uma subida muito dura, as pernas já tremiam e faltava a força!
Alguém dizia ao passar por mim: 
- "Tentei convencer a minha mulher a participar, mas ela não quis vir!". 
- " Se ela viesse, no dia a seguir deixava-o" retorqui eu... O tipo riu-se mas acho que não achou piada... nunca mais o vi na prova... desconfio que o Professor lhe tratou da saúde! Era do escalão M50 de certeza e era um concorrente direto!

Após abastecimento no Castelo, onde de acordo com as instruções do Professor comi mais uns amendoins, batata frita por causa do sal, bolos de amêndoa,  melancia e enchi mais um bidão, apanhei boleia de um tipo de amarelo com um ritmo parecido ao meu, o que foi bom para acertar o passo!

Nesta altura, recuperei algumas forças e comecei a controlar o tempo de prova, a distância e os gajos de cabelo branco à minha frente, pois ia razoavelmente bem classificado, quase de certeza nos primeiros 50 atletas e haveriam poucos do meu escalão à minha frente, dos M50. Cada vez que via um cabelo branco, toca de o tentar ultrapassar! Foi assim até ao final, a passar o pessoal mais estoirado que eu..

Os últimos 2 km de prova eram feitos num percurso comum à prova dos 22 km e não valia a pena matar a cabeça nem o corpo com preocupações de classificação. Nas edições anteriores, os primeiros classificados acabaram com cerca de 2h00 de prova e eu acabaria com 2h02. Se desse pódio, dava, senão paciência, mas ia com esse desejo secreto... 

E finalmente a meta! Obrigado Professor!
Dirigi-me ao abastecimento, e hidratei, comi mais umas frutas. 
O calor era muito e a praia mesmo ali ao lado... 
Muitos participantes fizeram o mesmo que eu e haviam  montes de sapatilhas empoeiradas com camisolas suadas junto ao mar. Tudo com as perninhas de molho... aaaahhhhh que soube tão bem aquele mergulho!!!

Acabaram a prova 301 atletas, fiquei em 37º na geral e em 5º no escalão M50. 

Outra assaltante do gang, que seguiu à risca as orientações do Professor, conquistou o 2º lugar no escalão. Parabéns Desgraçada!
Sempre em contacto com o Professor, fomos dando notícias do sucesso da missão!
O Professor ficou feliz da vida, deu saltinhos de contente e ficou já a pensar no próximo assalto, mas ali em Sesimbra não contem comigo... não é para mim!

Hasta!









4 comentários:

  1. Fantástico e entusiasmante texto, Luís.
    Já conheço e admiro este vucábulo e por isso sempre à espera de mais.
    Só tem uma coisa: - Mais Trails e corridas para aparecerem mais textos do LUÍS!!!
    Abraço
    CLopes

    ResponderEliminar
  2. Boa!
    Estes 15 km têm as partes interessantes de toda a ultra de 45...
    Parabéns!

    ResponderEliminar
  3. muito bem, valeram a pena os conselhos do "professor". com calor é muito mais complicado

    ResponderEliminar

Setúbal Open Water 2023

A Nadar Novamente! Após uma primeira experiência em 2022, repetimos a participação na prova de natação em águas livres do Setúbal Open Water...